A Prefeitura de Carinhanha Promove tarde cultural com artistas locais
Juntamente com Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, foi realizada uma programação gratuita para toda a família

A 1º edição da Tarde Cultural com Artistas da Terra na Praça do Cais aconteceu no último sábado (9) de abril com shows culturais, bumba-meu-boi e rodas de capoeira, destacando a importância da valorização dos artistas munícipes. O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Carinhanha, apoiada pela Lei Aldir Blanc.
A estreia da grade artística no último sábado (9), foi às 18h, com shows culturais regionais, que mesclam ritmo, dança e musicalidade, como forró, sertanejo, piseiro, entre outros. Na ocasião, o público veio acompanhar a apresentação da Capoeira de Thaison, uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares.
Depois foi a vez do Reis de Boi de Bibi, trata-se de um auto em homenagem aos Santos Reis, unindo a temática dos reisados ao auto do Bumba-Meu-Boi, preservando as memórias, cultura e identidade de suas tradições. A formação é destinada às crianças, adolescentes, jovens e adultos e busca contribuir para a formação da cidadania, da expressão artística e cultural dos valores sociais envolvidos.
Em seguida, vieram os shows musicais com o jovem cantor Fábio (Thuthuca) às 20h, cantando músicas da atualidade, animando e encantando o público, logo após Giva dos Teclados com participação de Daião do Forró, com um repertório maravilhoso, colocou o público presente para balançar com o forró contagiante. Por volta das 22h, a Banda Forró Pregado, com participação especial da cantora Nilmara Sena, abrilhantou o evento cantando e encantando os presentes com vocais e arranjos de arrancar aplausos do público. Finalizando com sucesso tivemos apresentação da Banda Gennis, alegrando a multidão e cantando vários sucessos.

A Tarde Cultural com Artistas da Terra ocorreu em cumprimento à contrapartida cultural, em conformidade com a Lei, que contemplou espaços que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social. A Lei Nacional nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, foi criada em homenagem ao cantor e compositor que faleceu vítima da covid-19 em maio de 2020 e visa socorrer artistas, coletivos e empresas do segmento cultural que foram obrigados a suspender seus trabalhos, e por isso, atravessam dificuldades financeiras.
Autor: Tarcísio Henrique, Secretaria do Partido dos Trabalhadores Carinhanha - BA
